O Que Fazer no Porto: A Lista das 101 Coisas

Uma lista diversa de 101 coisas para fazer no Porto

Preparamos uma lista com exactamente 101 coisas para se fazer na nossa cidade, o Porto. Agora não há mais desculpas para se sentir perdido, e com sorte haverá algo para toda a gente.

RIBEIRA

1. Passeie pela Ribeira

A Ribeira é uma das zonas mais antigas da cidade, com uma história intimamente ligada ao comércio naval. A riqueza do centro histórico do Porto levaram-no a ser classificado como Património Histórico da Humanidade pela UNESCO. Um passeio pela Ribeira é uma das principais coisas a fazer no Porto, e apesar de ser muito visitada por turistas, a vista permanence a mesma. Pode apreciar um olhar panorâmico privilegiado sobre o rio Douro, a Ponte Luís I, e as caves de vinho do Porto.

Things to do in Porto
CC BY-NC-ND - João Ferrand

PORTO

2. Prove uma Francesinha

É possível que tenha ouvido falar de uma sandwiche algo mostruosa, mas se não ouviu não faz mal, porque quando cá estiver não lhe vai passar despercebida. Assim que a provar, nunca mais conseguirá esquecer o queijo derretido e molho picante que rodeiam um covil de carnes grelhadas entre duas fatias de pão torrado.

BAIXA

3. Suba à Torre dos Clérigos

É a torre mais alta do Porto e a obra prima do notável arquitecto Nicolau Nasoni. Assim que tiver escalado os seus 225 degraus, nem você nem as suas pernas verão o Porto da mesma maneira.

DOURO

4. Faça um cruzeiro pelo rio Douro

Para quem quiser fazer um cruzeiro pelo Douro, há muitas opções. Pode optar por uma viagem de 50 minutos que passa as seis pontes, ou uma viagem de um dia que atravessa as barragens e cobre a maior parte do Douro. Para aqueles que querem aprofundar os seus conhecimentos sobre a zona vinícola do Douro, porque não uma viagem de uma semana a bordo?

BAIXA

5. Faça compras no Mercado do Bolhão

Um dos mais autênticos e fascinantes locais do Porto, bem conhecido pelos animados vendedores e produtos frescos. Vá ao Mercado do Bolhão o mais rapidamente possível, pois será brevemente encerrado para remodelação.

Things to do in Porto

BAIXA

6. Vá às compras na Rua de Santa Catarina

Esta é uma das ruas mais movimentadas do Porto. Apesar de estar dominada pelas grandes marcas, são os vendedores de rua, que assam castanhas, exibem pinturas e outras artes que mantêm este lugar tão característico.

GAIA

7. Descubra as caves de vinho do Porto

As caves de Gaia são essenciais para o envelhecimento do vinho do Porto. Aqui verá balseiros do tamanho de pequenas casas, mas o melhor está guardado para o final, com a prova de vinhos.

BAIXA

8. Coma uma sandes de pernil e beba um copo de Espadal na Casa Guedes

Quem não quer bocado desta suculenta perna de porco lentamente assada num molho secreto, fatiada com muita mestria e servida no pão? Na Casa Guedes, terá a melhor sandes de pernil.

PORTO

9. Celebre o São João

Sardinhas, bailaricos, fogo-de-artifício e muitas marteladas na cabeça (mas ninguém se magoa). O São João é a maior celebração do Porto e acontece na noite de 23 de Junho.

10. Admire a Sé Catedral e a Casa Episcopal

A imponente catedral do Porto remonta às origens da cidade. Exibe um acervo de estilos arquitectónicos que se extendem do período românico até ao século XIX. Inclua também uma visita à Casa Episcopal.

Things to do in Porto
Del-Uks, Flickr, CC BY-NC-ND 2.0

BAIXA

11. Passeie pela Rua das Flores

Uma pitoresca rua com quase 500 anos de história, onde permanecem alguns locais icónicos como a Igreja da Misericórdia e a Casa dos Maias. Também vai encontrar bons restaurantes, alfarrabistas e comércio tradicional.

PORTO

12. Observe a arte urbana

A street art no Porto é gratis e é a maior galeria da cidade, dando visibilidade a muitos edifícios abandonados. Os artistas incógnitos desta galerias são: Godmess, Hazul, Costah, Mr.Dheo, Frederico Draw, Lara Luís, e Vhils. Porto Street Art Tours leva-o pela cidade a descobrir estes trabalhos.

MATOSINHOS

13. Coma peixe e marisco em Matosinhos

Quer comer peixe e marisco? Que tal ir até aos restaurantes de Matosinhos que se abastecem directamente da vizinha lota do peixe? Todas as delícias marinhas que pode imaginar grelhadas mesmo ali ao ar livre.

BAIXA

14. Ande de eléctrico

Andar nos bonitos eléctricos de madeira já é uma alegria, mas o eléctrico Número 1 leva-o numa viagem desde a Ribeira até ao Jardim do Passeio Alegre, onde começam as praias. Haverá maneira mais estilosa de chegar à Foz?

RIBEIRA

15. Atravesse a Ponte Luís I

É praticamente impossível não passar pela Ponte Luís I, mas mesmo assim asseguere-se que a visita. O impressionante trabalho em ferro desta ponte do século XIX marca toda a paisagem da Ribeira. Do tabuleiro superior terá uma vista soberba sobre o Porto e Gaia, e possivelmente algumas vertigens.

Things to do in Porto
Michael Scheinost, Flickr, CC BY-NC-ND 2.0

BATALHA

16. Prove um Cachorrinho na Cervejaria Gazela

A nossa querida versão de um cachorro quente: um pequeno pão crocante, recheado de queijo, salsicha fresca e linguiça picante.

CEDOFEITA

17. Passeie pelo quarteirão artístico de Miguel Bombarda

A zona de Miguel Bombarda está repleta de galerias de arte e lojas de designers independentes à espera de serem exploradas. Este é um dos locais mais criativos do Porto.

BATALHA - RIBEIRA

18. Observe a Muralha Fernandina

Descubra o que resta da muralha medieval que protegeu a velha cidade do Porto de muitas invasões.

19. Visite a Igreja dos Grilos

Uma obra inciada pelos Jesuítas no século XVI, e que levou mais de um século a ficar terminada. Com uma belíssima arquitectura de influência mista maneirista, jesuíta e barroca, com muito trabalho em talha dourada e pedra esculpida.

FOZ DO DOURO

20. Passeie até ao Farol de Felgueiras

Um farol do século XIX que perfura o oceano Atlântico e proporciona uma vista cinematográfica sobre a cidade. Visite apenas quando permitido pelas autoridades!

101 things to do in Porto

NEVOGILDE

21. Visite o Museu de Serralves, os jardins e a Casa de Serralves

O museu de arte contemporânea do Porto foi projectado pelo arquitecto Siza Vieira, vencedor do prémio Pritzker, e está rodeado por um enorme jardim onde se inclui uma quinta, uma casa de chá e um court de ténis. Espere, há mais surpresas: a Casa de Serralves é um dos mais importantes exemplares de Art Deco em Portugal.

CAMPANHÃ

22. Prove filetes de polvo e arroz do mesmo na Casa Aleixo ou Casa Inês

A especialidade destas casas são os tremendos filetes de tentáculos de polvo, panados e fritos. Nenhum amante de peixe e marisco vai querer passar sem este prato.

PORTO

23. Beba vinho do Porto

Toda a gente conhece o vinho do Porto, mas estando aqui pode ambicionar muito mais do que aquela garrafa de 5€. Assim sendo, pode comprar um vintage numa garrafeira, como a Garrafeira do Carmo, ou tomar um Porto tónico ou outros cocktails com vinho do Porto, por exemplo, no The Royal Cocktail Club.

MASSARELOS

24. Caminhe pelos jardins do Palácio de Cristal

A primeira coisa que verá será uma nave espacial, que na verdade é um pavilhão desportivo dos anos 50, pelo arquitecto José Carlos Loureiro. Tem também muitos jardins da época romântica, roseirais, um lago, pavões e uma vista idílica sobre o rio.

BAIXA

25. Beba um café no Majestic

Certamente o café mais icónico do Porto. No Majestic ficará imerso na Belle Époque enquanto toma um café e come um doce. Conte com alguma fila antes de entrar.

Things to do in Porto
Pedro Ribeiro Simões, Flickr, CC BY 2.0

PORTO

26. Jante num dos restaurantes estrela Michelin do Porto

O Porto é uma das capitais gastronómicas da Europa e conta com as suas estrelas Michelin para se elevar. Estas são: Pedro Lemos 1*, The Yeatman 2* e Antiqvvm 1*. E nos arredores do Porto tem a Casa de Chá da Boa Nova 1* (Leça da Palmeira) e o Hotel da Casa da Calçada 1* (Amarante).

RIBEIRA / SÉ

27. Descubra as casas mais antigas do Porto

Nas entranhas da Ribeira, na Rua de Baixo n. 5, encontrará uma casa/torre que se trata de um dos mais antigos exemplares de arquitectura civíl medieval do Porto, provavelmente do século XIII. Ali perto, num beco por trás da Sé (Beco dos Redemoinhos) também encontrará outra casa muito antiga, com influências flamengas, datada do século XIV.

BAIXA

28. Caminhe pela Avenida dos Aliados e visite a Câmara Municipal

A principal avenida do Porto está rodeada de edifícios neoclássicos com telhados abobadados. Conte também com a imponente Câmara Municipal do Porto e a grandiosa fachada do Palácio das Cardosas.

BOAVISTA

29. Assista a um concerto na Casa da Música

Casa da Música é não só a sala de concertos mais importante da cidade, como também um dos edifícios mais belos e bizarros do Porto. Desenhado pelo arquitecto holandês Rem Khoolhaas, o edifício não deixará ninguém indiferente. Faça uma visita guiada, ou melhor ainda, assista a um dos muitos concertos.

things to do in Porto

BAIXA

30. Descubra a antiga cadeia do Porto e o Centro Português de Fotografia

Este colossal edifício neoclássico albergava o tribunal e antiga cadeia da Relação. Agora, acolhe o Centro Português de Fotografia (CPF), e as exposições e o intrigante interior podem ser visitados gratuitamente.

MASSARELOS

31. Observe os eléctricos no Museu do Carro Eléctrico

Localizado em frente à Linha 1 do eléctrico, o Museu do Carro Eléctrico preserva a longa história dos eléctricos que outróra circularam o Porto.

FOZ DO DOURO

32. Beba um cocktail nas praias da Foz ao pôr-do-sol

O pôr-de-sol é sempre melhor quando fitamos o Atlântico. Experimente um dos muitos bares e cafés de praia da Foz para um fim de tarde relaxante.

PORTO

33. Prove lampreia (sazonal)

Este estranho e delicioso peixe não é para todos, mas deve ser provado por todos os gastrónomos que procuram a autêntica cozinha do Porto.

BAIXA

34. Compre um livro na Livraria Lello

A Livraria Lello é uma das mais belas do mundo, tendo também sido inspiração para J. K. Rowling na escrita da saga de Harry Potter.

Things to do in Porto
Andrea Moroni, Flickr, CC BY-NC-ND 2.0

CAMPANHÃ

35. Ande à caça de antiguidades na Feira da Vandoma

A Feira da Vandoma é a feira de velharias mais icónica do Porto, e começa na madrugada de Sábado. A uma primeira vista pode parecer confusa, no entanto, rapidamente começará a encontrar livros antigos, mobiliário vintage, peças de decoração, selos e todo o tipo de quinquilharia.

BOAVISTA

36. Admire as esculturas e mausoleus do Cemitério de Agramonte

Inaugurado em meados do século XIX, o cemitério de Agramonte é um dos maiores do Porto. Está repleto de dezenas de estátuas e mausoléus elaborados por escultores de renome, e descansam nele muitos artistas e personalidades famosas.

BAIXA

37. Faça o seu sunset no Passeio das Virtudes

O Passeio das Virtudes encontra-se próximo de uma galeria e escola de arte, e é um dos locais favoritos para relaxar depois do trabalho. Sim, tem uma vista perfeita do pôr-do-sol sobre o Douro.

Things to do in Porto
CC BY-NC-ND - Associação de Turismo do Porto e Norte, AR

BAIXA

38. Visite o Museu da Misericórdia

Trata-se de um museu pertencente a uma das mais antigas obras de caridade de Portugal, com uma exposição de pintura, joalharia e escultura a partir do século XVI, e da igreja do século XVI que lhe está anexada.

DOURO

39. Visite o Vale do Douro

O Vale do Douro é uma das paisagens mais icónicas de Portugal, formado por colinas repletas de socalcos, que descem até ao rio. A sua importância conferiu-lhe o estatuto de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, e é também o local de origem da região demarcada de vinhos mais antiga do mundo. A beleza estonteante do Douro, a sua história remota e cultura única tornam este local imperdível.

Things to do in Porto
Humberto Santos, Flickr, CC BY-NC 2.0

RIBEIRA

40. Aprecie o mural da Ribeira Negra

Uma enorme pintura em azulejo pelo Mestre Júlio Resende retrata a azáfama da vida da Ribeira.

CAMPANHÃ

41. Visite o museu e o estádio do FC Porto

O Estádio do Dragão é a casa da melhor (não somos isentos) equipa de futebol de Portugal, e das suas conquistas passadas e futuras. O museu, já nomeado para Melhor Museu Europeu, apresenta os muitos títulos nacionais e internacionais do FC Porto durante os seus 130 anos de existência.

BAIXA

42. Coma um pratinho misto no Buraquinho

O Buraquinho é uma tasca antiga com novos donos, mas o mesmo prato essencial. Pedaços de porco variados, cozidos até à perfeição e acompanhados de broa e vinho. Língua, morcela, bucho, tripa enfarinhada, rojões, pickles e muito mais.

FOZ DO DOURO

43. Passeie de bicicleta pela Avenida Brasil e Montevideu

Se é um entusiasta do ciclismo ou se quiser apenas viajar mais depressa através da linha de balnear do Porto, aproveite os circuitos totalmente adaptados para ciclistas e skaters desde Matosinhos até à Foz.

RIBEIRA

44. Visite o Palácio da Bolsa

Este edifício apalaçado do século XIX mantém-se como um dos locais mais autênticos e preservados do Porto. O salão principal é iluminado por uma clarabóia gigante, e é embelezado pelo trabalho exaustivo de marcenaria no chão e mobiliário. Mas o feito mais extraordinário está prestes a ser admirado na sala Oriental.

Things to do in Porto
US Embassy Lisbon, Flickr, CC BY-ND 2.0

RIBEIRA

45. Apanhe boleia do Funicular dos Guindais

Se estiver na Ribeira e as pernas já não aguentarem mais, então apanhe boleia até à Batalha e observe de perto a Muralha Fernandida.

MIRAGAIA

46. Aprecie a vista do Palácio das Sereias

Um palácio monumental do século XVIII protegido por duas sereias de granito mira o Douro lá do alto. À esquerda, pode encontrar uma pirâmide de granito com uma bandeira, a Bandeirinha da Saúde, que antigamente avisava os navios sobre as epidemias de peste.

BAIXA

47. Prove arroz de cabidela no Rei dos Galos de Amarante

Uma especialidade do norte de Portugal: um arroz ousado feito de frango estufado, vinho e sangue.

FOZ DO DOURO

48. Faça parte do desfile de trajes de papel de S. Bartolomeu

Todos os anos, no mês de Agosto, as muito tradicionais festas de S. Bartolomeu culminam no desfile do traje de papel, que acaba com um mergulho no mar.

PORTO

49. Coma castanhas na rua (sazonal)

Nós adoramos castanhas assadas, portanto achamos que também vai gostar. Compre uma dúzia nos vendedores ambulantes que podem ser encontrados por toda a cidade nos meses de outono e inverno.

Things to do in Porto
Lily, Flickr, CC BY 2.0

NEVOGILDE

50. Visite o Parque da Cidade e dê de comer aos gansos

O Parque da Cidade é o maior parque público da cidade, com mais de 83 ha de espaços verdes, lagos e todo o tipo de aves. Perfeito para um passeio, um piquenique ou uma sesta debaixo de uma árvore.

RIBEIRA

51. Suba as Escadas do Codeçal

Se está pronto para um desafio, então suba (ou desça) as Escadas do Codeçal. Vai rumar pelos meandros do Porto antigo, passar uma lindíssima igreja barroca e passar por baixo da Ponte Luís I.

FOZ DO DOURO

52. Vagueie pelas ruas da Foz Velha

Outróra um aglomerado romano, depois uma vila piscatória e militar, a Foz Velha está cheia de história e é composta por ruas estreitas e pitorescas, repletas de edifícios com centenas de anos. A Foz Velha é também populada por diversos restaurantes e bares, a um passo da zona balnear.

BAIXA

53. Compre queijo na Queijaria Amaral ou Casa Lourenço

Ambos os locais são especializados em queijos e charcutaria Portuguesa. Os empregados simpáticos e pacientes vão ajudá-lo na difícil escolha: queijo da Serra, de cabra, de ovelha, de vaca, mistura, picante, curado, fresco…?

BAIXA

54. Espevite o seu dia com uma bifana e um fino na Conga

Se gosta de porco, deve gostar de bifanas: uma sandwich feita de porco fatiado estufado num molho bem picante. Enquanto isso, beba um fino (cerveja de 20 cl) para arrefecer as ideias.

Things to do in Porto
© Conga

BAIXA

55. Relaxe no Jardim das Virtudes

Nos antigos terrenos de uma importante companhia hortícola, o Jardim das Virtudes divide-se em socalcos de vegetação verdejante, com vistas sobranceiras sobre a Alfândega, Gaia e o Douro.

GAIA

56. Descubra a comunidade piscatória da Afurada

Do Porto, apanhe o pequeno barco Flor do Gás e navegue até ao porto da Afurada, na outra margem. Aqui encontrará uma comunidade piscatória muito unida, onde pode observar os homens a trazer o pescado e a coser as suas redes, e pode também comer excelente peixe e marisco.

RIBEIRA - FOZ DO DOURO

57. Caminhe (ou corra) entre a Ribeira e a Foz do Douro (~7 km)

Este percurso vai-lhe permitir desfrutar da sensacional zona ribeirinha do Douro até ao oceano Atlântico. É um passeio prazeroso quando está bom tempo, óptimo para libertar o stress e apreciar o estilo de vida local.

MASSARELOS

58. Visite o Museu Soares dos Reis

O Museu Nacional Soares dos Reis é o mais antigo museu de arte do país, e guarda na sua colecção alguns dos trabalhos dos mais prestigiados pintores e escultores dos últimos séculos, bem como trabalhos em têxtil, cerâmica, joalharia, vidro e mobiliário.

MATOSINHOS

59. Mergulhe nas piscinas de marés de Leça da Palmeira

Estas magníficas piscinas de marés estão cá desde os anos 60 do século passado, e foram desenhadas pela mão do talentoso arquitecto Siza Vieira, prémio Pritzker e um dos artistas mais respeitados do Porto.

Things to do in Porto
© MatosinhosSport

FOZ DO DOURO

60. Coma um queque ou um côco no Café Moreira

Se estiver pela praia, então vale a pena abastecer-se destes simples, mas deliciosos queques e côcos, que estão sempre a sair do forno. Os queques são de morrer, especialmente quando quentes.

BAIXA

61. Faça a festa nos bares das Galerias de Paris

A zona das Galerias de Paris é onde melhor se bebe e se diverte no Porto, logo, misture-se na multidão e descubra os fantásticos bares.

Things to do in Porto
CC BY-NC-SA - Município do Porto

62. Admire o trabalho em talha dourada da Igreja de Santa Clara

Escondida por trás de uma entrada barroca está esta pequena e aparentemente humilde igreja, que é no entanto um achado. O seu interior, totalmente revestido em talha dourada, é uma visão rara e fascinante.

VITÓRIA

63. Perca-se nas vistas do Miradouro da Vitória

O terraço de uma casa abandonada foi antes utilizado como uma base militar para proteger a cidade dos cercos, mas agora tem como único objectivo dar-lhe uma vista surpreendente sobre o Porto.

BAIXA

64. Compre chocolates na Chocolataria Equador ou Arcádia

A vida não é a mesma sem chocolate, logo, compre os deliciosos chocolates artesanais destes dois produtores locais. Encontrará uma panóplia de sabores, incluíndo vinho do Porto.

Things to do in Porto
© Chocolataria Equador

LORDELO DO OURO

65. Prove os petiscos da Adega Rio Douro e ouça o Fado

Petisque umas pataniscas de bacalhau, rojões, bolinhos de bacalhau ou pastelão de sardinha, entre outras coisas, e agarre-se aos fados que se fazem ouvir à Terça-feira à tarde.

LORDELO DO OURO

66. Faça a escalada à Ponte de Arrábida

Se for muito corajoso, pode subir e andar pelo arco desta ponte com 65 metros de altura com o Porto Bridge Climb.

MIRAGAIA

67. Leve os miúdos ao World of Discoveries

A época dos Descobrimentos Portugueses foi há mais de 500 anos. Já tentou contar a história aos seus filhos? Aqui, pode obter explicações didáticas e divertidas sobre os vários eventos enquanto viaja num barquinho.

BAIXA

68. Veja o desfile dos figurinos do relógio das Galerias Palladium

As Galerias Palladium foram desenhadas pelo notável arquitecto Marques da Silva nos anos 20 do século passado, e continham um armazém de lojas e um café. Agora, é possível admirar a sua fachada imponente, que a cada três horas vê sair do seu relógio mecânico um desfile com algumas figuras da cultura Portuguesa, como o Infante D. Henrique e Almeida Garrett.

MIRAMAR (GAIA)

69. Observe a Capela do Senhor da Pedra

Uma capela do século XVII contruída num rochedo da Praia de Miramar torna o cenário dramático e pitoresco, especialmente quando quase engolida pelo mar.

101 things to do in Porto
Raul Lieberwirth, Flickr, CC BY-NC-ND 2.0

MASSARELOS

70. Percorra os Caminhos do Romântico e visite o museu

Escondidas por trás do Palácio de Cristal estão as ruas que fazem parte dos Caminhos do Romântico. Pelo caminho, visite os jardins da Casa Tait e o meuseu Romântico, que demonstra o estilo de vida da burguesia portuense no século XIX.

PORTO

71. Coma bacalhau

Para Portugal, o bacalhau é o rei dos peixes. Pode encontrar centenas de receitas diferentes, mas pode provar as originais da Invicta, como o bacalhau à Zé do Pipo e bacalhau à Gomes de Sá.

BATALHA

72. Observe a estranha e intrigante Rua Cimo De Vila

O que pode ser dito da Rua Cima de Vila? É uma das ruas mais antigas do Porto; é estranha, e é intrigante. Há bordéis, tascas (ex. Casa Louro), uma igreja do século XVIII traçada por Nicolau Nasoni e casas de couro tradicionais, como a Casa Crocodilo.

FOZ DO DOURO

73. Passeie pelo Jardim do Passeio Alegre

Um jardim romântico numa localização privilegiada, rodeado pela foz do rio Douro. Os seus encantos entretiveram muita da elite cultural do Porto durante mais de um século. Não se esqueça de visitar a maravilhosa casa de banho com azulejos Art Nouveau.

PORTO

74. Prove as Tripas à Moda do Porto

As tripas são um dos pratos mais icónicos do Porto. Esta especialidade contém tripas de vaca estufadas na perfeição com feijão branco e outras carnes deliciosas. Experimente em: Restaurante Líder, Pombeiro, A Cozinha do Manel e A Cozinha do Martinho.

101 things to do in Porto
CC BY-NC-ND - Associação de Turismo do Porto e Norte, AR

RIBEIRA

75. Sinta a história na Casa do Infante

Construída no século XIV com o propósito de ser a alfândega real, a Casa do Infante é um dos edifícios mais antigos da cidade e é agora um museu, para além de albergar os arquivos mais importantes da história da cidade. Acredita-se que o Infante D. Henrique tenha nascido neste edifício.

PORTO

76. Prove os produtos de pastelaria e padaria típicos

A pastelaria (doce ou salgada) é uma obsessão nacional, e as confeitarias podem-se encontrar em todas as esquinas. Por exemplo, pode experimentar os biscoitos e salgados na Padaria Ribeiro, os éclairs na Leitaria da Quinta do Paço, os jesuítas na Confeitaria Moura, os pastéis de nata na Manteigaria e comprar a verdadeira  broa de Avintes no Mercado do Bolhão ou nas mercearias finas.

PORTO

77. Vá a um wine bar beber um copo de vinho

O vinho é uma coisa muito importante em Portugal, como já pode ter adivinhado. Por isso, porque não juntar-se ao movimento e experimentar uns maravilhosos vinhos de todo o país em locais especializados, como o Wine Quay Bar ou o Capela Incomum.

BAIXA

78. Fazer compras na Baixa

A Baixa é a zona mais prolífica da cidade para fazer umas compras. Para além das grandes cadeias internacionais, pode encontrar uma grande diversidade de comércio tradicional e lojas indepententes que se especializam em vinhos, comida, roupa, produtos em couro, artesanato, decoração, brinquedos e muito mais. Vale a pena passar  pela Rua de Santa Catarina, Rua do Almada, Rua das Flores, Rua de Sá da Bandeira, Rua de Mouzinho da Silveira, Rua Formosa e a zona circundante das Galerias de Paris.

BAIXA

79. Visite todas as Mercearias Finas da Rua Formosa e vizinhança

O comércio tradicional do Porto é fortemente representado pelas mercearias finas, que vendem pequenos lotes de coisas tão variadas como queijos, charcutaria, bacalhau, pão, legumes, vegetais e frutos frescos ou secos. As mais notáveis são: Comer e Chorar Por Mais, Casa Chinesa, A Favorita do Bolhão, Pérola do Bolhão and Mercearia do Bolhão.

101 things to do in Porto
Raul Lieberwirth, Flickr, CC BY-NC-ND 2.0

BAIXA / BOAVISTA

80. Descubra a cultura Judáica do Porto

A cultura judáica está presente no Porto há muitos séculos. Para além de o Porto ter a maior sinagoga da Península Ibérica, a sinagoga Kadoorie Mekor Haim, encontrará também várias rotas judáicas pelo centro histórico da cidade.

BAIXA

81. Beba uma cerveja artesanal

Que os Portuenses adoram cerveja, já todos sabemos. Logo, se quiser beber algo diferente de uma Super Bock, experimente as criações da nova geração de cervejeiros (ex. OPO74, Letra, OPO74, Letra, Dois Corvos, Maldita, etc.) em locais como a Catraio Craft Beer Shop ou a Letraria Craft Beer Garden.

BATALHA

82. Assista a uma peça no Teatro de São João

Teatro Nacional de S. João é outra obra do arquitecto Marques da Silva, onde o robusto exterior contrasta com a delicadeza da vermelha e oval sala principal, que é encimada por um fresco impressionante.

BAIXA

83. Visite a estação de São Bento

Esta atarefada estação de comboios é uma obra de arte pelo mais notável arquitecto do século XIX e XX do Porto, Marques da Silva. Na entrada principal, olhe para cima e à sua volta para admirar os cerca de 20.000 azulejos azuís, que evocam as muitas batalhas e vitórias dos Portugueses.

BAIXA

84. Observe os azulejos que surgem pela cidade

Portugal é conhecido pela sua diversa e rica história na produção de azulejos. Não se esqueça de olhar para os azulejos das casas antigas, bem como locais especiais tais como a Igreja do Carmo, a estação de S. Bento, a Sé Catedral, a Capela das Almas e a colecção na Biblioteca Municipal do Porto. Um aviso: por favor não compre azulejos antigos, pois podem ter sido ilicitamente removidos de edifícios protegidos.

101 things to do in Porto

RIBEIRA

85. Veja os miúdos malucos a mergulhar da Ponte Luís I

Hoje em dia, os miúdos podem parecer tolos, mas os miúdos da Ribeira superam as expectativas. Nos meses de verão, mergulham para as frias águas do Douro a partir do tabuleiro inferior da Ponte Luís I.

BAIXA

86. Admire a Igreja dos Carmelitas e a Igreja do Carmo

Estas duas igrejas são por vezes confundidas como uma só. A primeira foi construída no século XVII, com uma fachada com traçado clássico e um interior barroco. A última foi construída no século XVIII ao estilo barroco e rocócó, com um mangífico painel de azulejos no lado direito do edifício. No meio das duas igrejas pode observar o edifício mais estreito do Porto.

BAIXA

87. Beba um fino no Café Piolho

O mais famoso paradeiro para os estudantes do Porto, a localização é excelente e a cerveja é fresca.

88. Compre frescos no Mercado de São Sebastião

Mais pequeno e menos conhecido do que o grande Mercado do Bolhão, o Mercado de São Sebastião situa-se junto à Sé Catedral. Pode contar com vendedores simpáticos e uma óptima variedade de produtos frescos.

PORTO

89. Experimente a alta cozinha do Porto

O Porto está repleto de restaurantes surpreendentes que procuram a perfeição. Experimente as inovações criativas no Euskalduna Studio, a excelência intemporal do Cafeína, os clássicos renovados no Paparico, os bifes perfeitos no Terminal 4450 e o sushi sensacional no Ichiban.

Things to do in Porto
© Euskalduna Studio

GAIA

90. Faça uma viagem no teleférico de Gaia

Se não tem medo de alturas e gosta de miradouros exclusivos, então porque não experimentar o teleférico de Gaia, que oferece umas vistas soberbas da Ponte Luís I, Gaia, Douro e Ribeira.

GAIA

91. Visite o Mosteiro da Serra do Pilar

É um dos edifícios que marca a paisagem de Gaia. O mosteiro do século XVI tem uma curiosa igreja com planta redonda, bem como vistas panorâmicas sobre o centro histórico do Porto. A vista noctura é também maravilhosa.

Things to do in Porto
CC BY-NC-ND - Associação de Turismo do Porto e Norte, AR

MATOSINHOS

92. Vá surfar as ondas (ou apanhar sol) na Praia de Matosinhos

As águas frias do Atlântico não param o surf. Na Praia de Matosinhos e arredores vai encontrar barracas de surf, lojas especializadas, e surfistas e bodyboarders à procura da onda perfeita.

LORDELO DO OURO

93. Visite o Jardim Botânico e a Galeria da Biodiversidade

O Jardim Botânico do Porto tem estado em renovações durante os últimos anos, e as estufas recuperaram agora a sua antiga glória. Agora, a casa Andresen acolhe a nova Galeria da Biodiversidade, um museu que reune a biologia, a história natural e a arte.

?

94. Viaje para uma cidade próxima

Explorar o norte de Portugal está apenas à distância de uma viagem de comboio; a cidade onde nasceu Portugal (Guimarães), a capital do clero (Braga) ou a Veneza de Portugal (Aveiro) são óptimos destinos.

Things to do in Porto
CC BY-NC-ND - Associação de Turismo do Porto e Norte, AR

RIBEIRA

95. Visite a Igreja de São Francisco e as suas catacumbas

Este monumento é conhecido como a “igreja dourada” devido à abudância e detalhe do seu trabalho em talha dourada. O piso subterrâneo é composto por túneis com catacumbas.

FOZ DO DOURO

96. Faça uma partida de minigolfe com os miúdos

Considerado um dos melhores do mundo, o circuito de minigolfe do Porto está idilicamente localizado onde o rio encontra o oceano, no Jardim do Passeio Alegre. Um óptimo local para se divertir com – ou sem – os míudos.

BOAVISTA

97. Faça skate nas colinas da Casa da Música

Os skaters elegem as ondas de travertino da Casa da Música como o melhor sítio da cidade para fazer skate. No entanto, pode encontrar skaters por toda a cidade, até mesmo nas mais íngremes ruas da Baixa. Nos arredores do Porto, pode encontrar o muito elogiado parque de skate da Póvoa do Varzim.

CAMPANHÃ

98. Surpreenda-se com o Palácio do Freixo

Um palácio de conto de fadas pela mão de Nicolau Nasoni, mesmo em frente ao Douro. A sua arquitectura barroca revela um incrível trabalho em estuques, frescos e outras expressões artísticas.

GAIA

99. Tome um café no Yeatman

Tomar um café ou chá no Yeatman é uma das experiências mais relaxantes que pode ter depois de um dia cansativo, e onde pode aproveitar para desfrutar das maravilhosas vistas da zona histórica do Porto.

Things to do in Porto
CC BY-NC-ND - Laurence Brandjas

PORTO / GAIA

100. Divirta-se nos festivais de música

O Porto tem dois grandes festivais de música a decorrer anualmente, o Primavera Sound e o Marés Vivas. Ambos ocorrem durante o quente mês de Julho, trazendo sempre bandas de qualidade e fãs provenientes de todo o mundo.

PORTO

101. Visite as Quintas do Porto

O Porto foi rodeado por várias quintas de grandes dimensões, propriedade de ricos ou nobres. Destacamos várias quintas do século XVIII, nomeadamente a Quinta da Prelada, desenhada por Nicolau Nasoni, os magníficos jardins da Quinta da Lameira no Parque de S. Roque da Lameira, a Quinta de Bonjóia, também por Nicolau Nasoni, e a arquitectura paisagista na Quinta de Villar D’Allen.

Se gostou da nossa lista, não se esqueça de a partilhar com quem está a coçar a cabeça enquanto planeia uma visita ao Porto.

Aproveite para partilhar connosco as suas coisas favoritas no Porto, na caixa de comentários abaixo.

Related / Relacionado

4 replies on “O Que Fazer no Porto: A Lista das 101 Coisas

Deixar uma resposta