A beleza em 9 pratos: cor, textura e mistério

Lê-se em 8 minutos

Nem sempre um prato de comida pode ser considerado um objecto de desejo para além do imaginário do apetite. Eis uma selecção de nove pratos que, enquanto nos encantam, ultrapassam o limite entre a gastronomia, a arte, a ilusão e o objecto.

Beautiful dishes

'CHIKYU'

Chef Hajime Yoneda - Hajime

Osaka, Japão

‘Chikyu’ significa ‘planeta terra’, e foi esse o ponto de partida do Chef Hajime Yoneda para o construção deste metafórico e delicado prato. Uma grande variedade de vegetais são cozinhados individualmente e empratados como uma típica paisagem do Japão montanhoso, envolvendo um mar composto por caldo de ameijoa asari (Venerupis philippinarium).

Beautiful dishes

'CARPACCIO DE LÉGUMES'

Chef Alain Paissard - L'Arpège

Paris, França

O Chef Alain Passard do famigerado e parisiense L’Arpège não precisa de introdução. Nada mais simples do que um sublime carpaccio de vegetais, preparados individualmente e laminados com mestria para criar uma espécie de pintura abstrata no prato.

Beautiful dishes
© Sérgio Oliveira

RAVOLI DE BANANA, LIMÃO E PRIPRIOCA

Chef Alex Atala - D.O.M

São Paulo, Brasil

Neste ravioli que é sobremesa, o ingrediente secreto é a raíz de priprioca (Cyperus articulatus)A priprioca é uma árvore amazónica cujo óleo e álcool são utilizados, entre outras coisas, na preparação de perfumes. Sabendo que o seu aroma encanta o Brasil, o Chef Alex Atala foi mais longe e deu a conhecer o seu sabor, que se diz assemelhar-se ao da baunilha.

Beautiful dishes
© Marchal

'GOLD SELECTION'

Chef Chrisitien Gadient - Marchal

Copenhaga, Dinamarca

Caviar com groselha branca, ostras, queijo fresco e ‘oyster leaf’ (Mertensia maritima), uma erva perene cujas folhas sabem a ostra.

Beautiful dishes
© The Art of Plating

'CRAB & GARLIC'

Chef Martin Benn - Sepia

Sydney, Austráulia

Um bouquet. Flores de alho, alho frito, caranguejo ‘Spanner’ (Ranina ranina) e mousse de miso saikyo.

'CAMOUFLAGE: A HARE IN THE WOODS'

Chef Massimo Bottura - Osteria Francescana

Módena, Itália

A lebre está escondida no bosque. Sangue de lebre, chocolate, espuma de café, foie gras, avelãs, ervas aromáticas; apenas alguns num total de 14 ingredientes. Uma particularidade: é para ser saboreado com os dedos.

Beautiful dishes
© José Luis López de Zubiria

'IDEAS AMARGAS DE TERCIOPELO / BITTER IDEAS OF VELVET'

Chef Andoni Luis Aduriz - Mugaritz

Errenteria, Espanha

Uma iguaria que exige a fermentação de leite, queijo fresco e gelatina pelo fungo Penicillium camemberti (usado para produzir os queijos como o Camembert, Brie e Coulommiers). Depois de cuidadosamente implantada a mistura num prato frio, é deixada dois dias a 30 ºC, formando-se a típica crosta associada ao queijo Camembert. O uso de concentrado de maçã e cenoura adensa o mistério do prato.

Beautiful dishes
© Attica

'WALNUT IN ITS SHELL'

Chef Ben Shewry - Attica

Melbourne, Austráulia

Reinventada é uma noz: com puré e óleo de noz encimados de ervilhas de quebrar.

Beautiful dishes
© Restaurant André

'D.I.Y. CAKE'

Chef André Chiang - Restaurant André

Singapura, Singapura

DIY: Faça Você Mesmo. Ao olhar uma primeira vez pode parecer que o chef se esqueceu de cozinhar. Mas não, até deu muito trabalho. Temos então tarte de melaço com xarope de flor de sabugueiro (o ‘ovo’), leite de arroz com infusão de canela (o ‘leite’), parfait de pipoca (a ‘manteiga’), marshmallow de baunilha fumada (o ‘açúcar’), neve de iogurte e bolo (a ‘farinha’) e o chocolate Arguani 72% (o chocolate!).

Related / Relacionado

2 replies on “A beleza em 9 pratos: cor, textura e mistério

Deixar uma resposta