2 minutos

O Buraquinho

O que era, e o que é

O Buraquinho mudou, mas continua exactamente no mesmo buraquinho. Pertencente à categoria de restaurantes subterrâneos do Porto, este local já conta com uma longa história de existência e desde a sua abertura em 1927 que se dedica a servir verdadeiros petiscos, quase todos de origem porcina.

Por esta altura, os que conhecem a casa já devem saber que trocou de mãos. Tememos que o Buraquinho como o conhecemos acabasse e fosse substituído pela versão gourmet d’O Buraquinho do Bairro (ou algo assim). Felizmente, nem tudo mudou. Da cozinha continuam a sair os mesmos e adorados petiscos, e a ementa contou com a introdução de mais alguns pratos no menu como os peixinhos da horta, pataniscas e salada de feijão frade. Também o interior foi renovado, perdendo os azulejos de padrão modernista que nos recebiam ao descer as escadas da entrada, a longa parede de espelhos, e as madeiras toscamente pintadas.

Quando começamos a visitar o Buraquinho, não em 1927, mas mais recentemente quando ainda estava ainda nas mãos do Senhor Artur,  filho do fundador desta tasca, ficamos completamente rendidos à simplicidade de todos os preparados. A língua fatiada, a orelheira, o bucho gelatinoso, a morcela alucinantemente saborosa, a tripa enfarinhada e o chispe chamuscado. Da cabeça à cauda, aqui irá embarcar numa verdadeira odisseia suína, onde as partes ditas “menos nobres” do animal são as principais protagonistas. A maioria dos pratos não são mais do que os ingredientes cozidos e prontamente servidos sem molhos exóticos ou temperos exagerados, contando apenas com a mestria da cozinheira e a qualidade suprema dos ingredientes para brilharem.

Os pratos são servidos com uma mistura de cada petisco (combinado) – ou no caso de já ter um favorito – num pratinho individual. Optamos quase sempre por um combinado médio (5.50€) e um pratinho de morcela (1.50€) acompanhado de broa, e é o suficiente para um almoço para dois. Também já experimentamos o serviço de take away e levamos duas morcelas para cozinhar em casa. [ Para que fique claro não existe serviço de take away, simplesmente conseguimos comprar e levar as morcelas para casa ]

Mais recentemente, quando visitamos o (novo) Buraquinho começamos por estranhar a mudança na decoração, mas quando pedimos o nosso combinado do costume mergulhamos exactamente nos mesmos sabores que conhecíamos. Ajudados também pela montra que manteve a sua característica exibição de preparados dentro das taças de barro e pelo também agradável alargamento do horário de funcionamento. O Buraquinho continua a ser um dos locais de visita gastronómica obrigatória no Porto.

Buraquinho, nós ainda te amamos.

Avaliação

Interior 75 %
Comida 90 %
Atendimento 95 %
Preço 100 %
Praça dos Poveiros, 33 |222011045| Domingo 12.30-22.30h; Terça-Quinta 11:00-22.30h; Sexta e Sábado 11:00-24.00h; Encerrado à Segunda-feira
O Buraquinho Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Deixar uma resposta