Casa das Iscas

Rua da Igreja de Paranhos, 442
Segunda 16:00-20.30h
Terça-Sexta 12:00-20.30h
Sábado-Domingo 10:00-20.30h
Tel: 224930105

A Casa das Iscas é um local que há muito se dedica a servir petiscos e que muito faz para manter a tradição à mesa. Este pequeno estabelecimento guarda um segredo que pouco se vê e pratica. É totalmente artesanal, invariavelmente apetitoso, crocante nos cantos e carnudo no centro: é a isca de bacalhau.

Este belo trabalho de moldar uma carapaça ao bacalhau é levado a cabo pela esmeradíssima cozinheira. De uma posta inteira de bacalhau, mergulhada num polme cremoso e lançada ao óleo crepitante, resulta algo merecedor de toda a atenção. Quando é servida, desperta olhares incrédulos que quase nada mais conseguirão ver para além do seu tamanho avultado (é mesmo muito grande).

Avance mesmo assim, comece por mordiscar a estaladiça crosta e vá ganhando terreno em direcção ao seu centro delicado e repleto de sabor. Uma isca poderá ser suficiente para dois, mas não fique preocupado conseguir domar sozinho uma isca de bacalhau inteira, quanto mais, melhor. Peça para que a sua isca seja feita com uma posta alta, vai sair beneficiado. São os luxos a que se pode conceder quando a sua comida é preparada a pedido e na hora.

A típica entrada é feita com boa azeitona e boa broa, como se pede. E para beber, porque não um rosado vinho Espadal?

Apesar destas iscas de bacalhau serem um adversário à altura de qualquer comensal, não deixe de se deliciar com outros petiscos. A Casa das Iscas prima pelos petiscos. Como a morcela, que é servida assada dando à pele propriedades crocantes, e elevando o sabor do recheio. Também aqui se provam uns excelentes pézinhos de coentrada, em que pequenos ossos dos pés de porco, providos de deliciosas cartilagens e colagénio gelatinoso junto ao osso, são refogados num molho de coentros, alho e outros ingredientes que o Alentejo ditou. E atenção: eu nem gosto de coentros. Faz falta não esquecer as moelas, rojões e polvo!

A Casa das Iscas é, em suma, a verdadeira casa de petiscos tradicionais excepcionalmente preparados, que para além de tudo serve a melhor isca de bacalhau do Porto e arredores.

Avaliação

Ambiente 75 %
Comida 90 %
Atendimento 95 %
Preço 100 %
Casa das Iscas Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Related / Relacionado

Deixar uma resposta