Como escrever uma receita

 

O livro de receitas mais antigo conhecido até hoje existe na forma de uma tabuleta de barro, tem cerca de 3600 anos e provêm da Mesopotâmia. Hoje em dia, toda a gente publica livros de receitas. Mas na realidade, quão fácil é escrever uma receita?

Maneira de se fazer cousa cosinhada

 

Antigamente, escrever uma receita não era algo assim tão linear. Na idade média, por exemplo, era extremamente difícil explicar certas instruções, tais como indicações quanto ao tempo de cozedura ou temperatura [1].

Na realidade, poucas eram as pessoas com acesso a ampulhetas, relógios ou outros inventos de medição de tempo, logo o factor tempo era muito difícil de explicar. As instruções eram bastante vagas, portanto os autores tentavam usar medidas de tempo mais práticas do que métricas. Por exemplo, um ovo podia ser cozido durante o tempo equivalente ao que demora rezar seis Pais Nossos. Ou, um coelho podia ser assado durante o tempo equivalente a andar cinco quilómetros. Também era difícil explicar a temperatura, porque não existam termómetros. Logo sugerem indicações como por exemplo “ fazer uma fogueira pequena”, “cozer até ferver” ou “cozinhar sobre brasas lentas”.

 

Na ciência também se cozinha

 

Escrever ou seguir receitas não são coisas limitadas à culinária. Uma base essencial da investigação científica é a capacidade de seguir (ou escrever) receitas de forma irrepreensível. O paralelismo é em tudo fiel, é preciso encontrar, pesar e manipular ingredientes nas quantidades exactas e de forma correcta, para depois os misturar seguindo um rigoroso protocolo (ergo receita), que pode envolver várias técnicas ou aparelhos diferentes. Mas se em ciência há a necessidade de se ser rigoroso ao seguir/escrever uma receita, na culinária também. Por outro lado, as grandes invenções provêm muitas vezes de um desvio mais ou menos intencional à regra.

É nesse aspecto curioso pensar que de certa forma, todos os que cozinham são na sua essência cientistas, que de várias formas, transformam matérias mais simples e separadas, tornando-as num produto final química e fisicamente diferente e complexo.

 

Mas afinal como é que se escreve uma receita?

 

A imagem em baixo apresentada sugere várias dicas para conseguirem escrever uma receita com eficiência e sem falhas.

como escrever uma receita

Related / Relacionado

4 replies on “Como escrever uma receita

Deixar uma resposta