As 8 Melhores Apps Para Descobrir Bebidas Alcoólicas

Lê-se em 7 minutos

Preparamos uma lista com 8 das melhores apps sobre bebidas alcoólicas que pode carregar sempre consigo. Aqui pode descobrir aplicações que o tornarão num especialista a comprar e provar vinhos, um sábio da cerveja e um mestre dos cocktails. Esta temática é também uma forma interessante de perceber como a tecnologia está a contribuir para aumentar as nossas exigências e cultura alimentar.

Gosta da ideia? Então continue a ler.

1. Tipple - Wine Tasting for Everyone

A Tipple – Wine Tasting for Everyone é uma aplicação que faz exactamente o que diz: ensina a avaliar um vinho. Não está certo de como descrever a cor do vinho que está a provar? Acha que tinto é tinto? Não há problema, pode comparar com as amostras que o Tipple fornece. A Tipple também ensina a melhor maneira de manipular o vinho no copo e na boca de forma a tirar o máximo partido dos seus sentidos. A aplicação tem uma ampla gama de opções fáceis de utilizar, onde pode aprender a avaliar critérios como o aroma, a acidez, os taninos, o corpo e o álcool. No fim, grava as suas notas, fotos e detalhes quanto ao vinho que provou na sua timeline para poder comparar com outros da sua garrafeira.

iTunes

Tipple ™

2. Ginventory

O gin está na moda há algum tempo, e assim tem enchido cada vez mais as prateleiras das garrafeiras e supermercados. Se está às escuras na altura de comprar um gin, a app Ginventory vem dar-lhe uma ajuda. Basta escrever o nome da marca que procura para encontrar a história do produto, o seu grau alcoólico, e a água tónica perfeita para o complementar. A Ginventory vai mais longe e também recomenda os complementos aromáticos específicos para perfumar e adornar o copo.

iTunes / Google Play

Ginventory

3. Untappd

Os aficionados da cerveja já têm uma rede social para pendurar o caneco, a Untappd. Ou seja, para avaliar e salvar as suas impressões à medida que vão bebendo as mais diversas cervejas. E convenhamos, há mesmo muitas cervejas para provar por este mundo fora. Por isso pode até fotografar o momento e registar o local onde provou a sua cerveja favorita pela primeira vez. Comovente? Quem sabe. Para além disto, a aplicação apresenta cervejas semelhantes à que procura, e também lhe indica o estaminé mais próximo para satisfazer o seu desejo de lúpulo. Por outro lado, à medida que vai ganhando experiência também vai ganhando badges de honra, qual escuteiro do malte.

iTunes / Google Play

Untappd

4. Vivino

O principal objectivo da Vivino é poder dar-lhe alguma luz no interminável corredor dos vinhos. Basta para isso fotografar o rótulo de uma garrafa, e logo acede a várias informações tais como a classificação geral desse vinho de acordo com a avaliação de outro utilizadores, preço médio, vinhos semelhantes e um pequeno resumo da região vinícola correspondente. Que bom que era se desse para fazer isso com a carta de vinhos de um restaurante…. bem, a Vivino também faz isso. É claro que se pode divertir a fotografar rótulos de detergentes e coisas afins, mas não vai funcionar. No entanto, pode encontrar avaliações para outras bebidas alcoólicas tais como cerveja, sidra, gin e vodca. A Vivino é provavelmente das apps mais conhecidas e utilizadas no segmento das bebidas alcoólicas e os números falam por si. Desde o seu lançamento em 2010, a app já conta com 69 milhões de ratings em mais de 10 milhões de vinhos. Apesar desta aplicação não exigir qualquer pré-requisito aos seus utilizadores, numa palestra a que assistimos, o CEO da Vivino, Heini Zachariassen, afirmou que as classificações que os utilizadores da app conferem aos vinhos tendem a convergir com as classificações de especialistas.

iTunes / Google Play

Vivino

5. Liquor Cabinet

A Liquor Cabinet foi pensada por um grupo de irmãos que percebeu que existe uma história por detrás de cada cocktail. Aqui, encontra compilada uma enorme selecção de cocktails com instruções muito claras para a sua preparação, bem como quais os sabores predominantes, qual a melhor marca, quais os utensílios necessários e o grau de dificuldade. E claro, a história do cocktail. Já imaginou poder ser a pessoa que não só faz o cocktail como também sabe contar a história do mesmo? É de dar injeva. No final se a sua bebida ficar tão apelativa como esta app, então nada foi em vão.

iTunes 

Liquor Cabinet

6. BJCP Styles

Esta aplicação é apenas e somente para os geeks da cerveja, sidra e hidromel. Logo, é maravilhosa. Seguindo uma estrutura semelhante à de um ebook mas mais interactiva, a BCJP Styles ensina ao detalhe tudo o que há para saber sobre os diferentes estilos destas bebidas. E quando dizemos que tem tudo, tem mesmo tudo: da Piwo Grodziskie à Roggenbier, da Lambic à IPA, da Wee Heavy à Tropical Stout. Em cada categoria são explicadas a aparência, aroma, sabor, sensação de boca e ingredientes, entre outros pormenores.

iTunes / Google Play

BJCP Styles & Freepik

7. Flaviar

Apesar da Lei Seca ter terminado em 1933, hoje em dia 99% das bebidas espirituosas estão quase tão inacessíveis como nessa altura – ou assim diz a Flaviar. Esta app conta com uma biblioteca de 15 mil bebidas espirituosas, englobando desde grandes marcas a pequenos produtores de whisky, bourbon, cognac, gin, rum. Ah, e propõe-se a levá-las até a si. Para cada bebida há uma curiosa explicação sobre o local de produção, o tipo de destilação, e acima de tudo, a sua mais distinta funcionalidade: uma espiral de sabores. Esta espiral é provavelmente uma das formas mais geniais de apresentarem os sabores presentes numa bebida, vale bem a pena experimentar. Os autores alegam terem passado 3 anos a reunir a informação necessária – bem como alguma magia negra – para desenvolverem esta espiral de sabores. À semelhança do álcool, esta app é verdadeiramente viciante. A interactividade e a temática do oculto levam-no a perder vários minutos ou até horas a alimentar a sua curiosidade sobre dezenas de bebidas. Conseguimos encontrar alguns vinhos do Porto, e ainda ficamos a saber que a Quinta do Noval criou o estilo LBV.

iTunes

Flaviar

8. Estimar o álcool no sangue

Não podíamos estar continuamente a fornecer-lhe apps para lhe facilitar o já fácil trabalho de beber sem um conselho amigo e prudente. Há quem tenha dificuldade em admitir que não está em condições para conduzir, mas se precisa de uma app que lhe diga o óbvio, nós arranjamos. Não se esqueça: o seguro morreu de velho, e se bebeu, não conduza. As diferentes apps que existem têm funcionalidades semelhantes e requerem que se introduza o tipo e quantidade de bebidas consumidas que serão calculadas em função do peso e sexo, estimando o grau de álcool no sangue, bem como quantas horas necessitará para voltar ao normal. Para iOS tem a IntelliDrink Lite, e para Android tem a AlcoDroid Alcohol Tracker.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.