Onde comer as melhores sandes do Porto

Eis a derradeira questão: onde comer sandes do Porto? E não só sandes, mas as melhores sandes.

Um repasto à base de sandes é sempre uma forma rápida e barata de fazer uma refeição. Mas isso não quer dizer que deva ambicionar uma experiência menor.

1. Casa Guedes - Sandes de pernil

Praça dos Poveiros, 130
Seg-Sáb 09-21h
Tel: 222 022 874

Não pode vir ao Porto sem passar pela Casa Guedes. Não se preocupe com as filas, estamos plenamente certos de que quer lá ir. Uma vez lá dentro perceberá a causa de tal frenesim. Um magnífico pernil que o Sr. César trincha e arruma dentro de um pão numa cuidada e gentil operação. A casa pode estar a arrebatar pelas custar que o Sr. César jamais se descuidará desta delicada tarefa que é encontrar a porção certa de carne e molho para cada sandes. Na Casa Guedes, a maior atracção são as sandes deste suculento e saboroso pedaço de porco. Para os bravos, recomendamos experimentar também a sande de pernil com queijo da serra.

casa guedes sandes de pernil

2. Tasca da Badalhoca - Sandes de figado de cebolada

Rua Dr. Alberto Macedo, 437
Seg-Sex  09-14h & 15:30-20h, Sáb 09-14h
Tel: 222 618 532

Não se deixe enganar pelo nome. Esta tasca, gerida por D. Maria de Lurdes, é uma das mais conhecidas do Porto. Apesar de muito dos homónimos que vão surgindo pela cidade, esta continua a ser a mais genuína, com mais primazia e diversa tasca do Porto. São mais de vinte as sandes nesta ementa. Todas os recheios o esperam ainda no tacho ou numa bandeja por detrás do balcão. E fácil espreitar e deixar os olhos escolherem. Destacamos em especial as sandes picantes de fígado de cebolada, a clássica sandes de presunto, a de omelete de presunto, o portento rojão, a de alheira e ovo, a de isca de bacalhau ou a de morcela. Todas as opções podem ser pedidas no prato e também existem refeições completas. Encontrar lugar para se sentar é difícil, por isso é melhor mentalizar-se em ficar de pé. À sexta-feira, no café do outro lado da rua (também pertencente à D. Maria de Lurdes), prove como sobremesa o delicioso pão-de-ló de Ovar.

as melhores sandes do porto

3. Cervejaria Gazela & 4. República dos Cachorros

(3) Travessa Cimo de Vila, 4
Seg-Sex 12-22h / Tel: 222 054 869
(4) Rua de Passos Manuel, 203
Seg-Dom 12-22:30h / Tel: 222 007 639

Os cachorrinhos são um dos snacks mais típicos do Porto. O cachorrinho portuense é pequeno mas rico em textura e sabor. É composto por um pão fino e crocante, que alberga uma salsicha fresca, linguiça e queijo derretido. Para começar, fique-se pelo verdadeiro (cachorro misto), mas depois pode aventurar-se com o cachorro especial, que é banhado em molho de francesinha. Para saciar a fome, dirija-se ao Santo Graal dos cachorrinhos, a Cervejaria Gazela. Se não arranjar lugar, procure a República dos Cachorros, a poucas ruas de distância.

onde comer sandes do porto

5. Brick Clérigos - Tostas

Rua Campo Mártires da Pátria, 103
Ter-Qui 10:00-22:00h, Sex-Sáb 10:00-2:00h
Tel: 223 234 735

Apesar de relativamente recente em relação aos restantes mencionados este lugar tem sido desde a sua abertura muito badalado e por isso aconselhamos fazer reserva, para evitar desilusões. Aqui, ao mesmo tempo que se pratica um certo culto do saudável eleva-se também o patamar do universo das tostas, compostas pelos seus recheios de fruta e outras verduras, pensados molhos e deliciosas proteínas. Tudo confortavelmente alojado em crocantes fatias de pão. Serão estas umas das melhores e mais criativas tostas que já provamos no Porto? São mesmo.

Onde comer as melhores sandes do Porto

6. Casa Louro - Sandes de presunto

Praça Guilherme Gomes Fernandes, 60
Ter-Sáb 12:00-17:00h & 19:30-24:00h
Tel: 914 567 616

Localizada numa das ruas mais sexy do Porto, a Rua cimo de vila, onde perduram uma serie de bordéis dos anos 80 que se denunciam pelos veludos vermelhos à porta e a bola de espelhos no interior. De volta à Casa Louro, que é relatada como sendo uma das tascas do Porto predilectas de Amália Rodrigues quando de passagem por cá, e onde são servidas sandes de presunto ou salpicão bem recheadas e o vinho da casa é servido numa tigela. Pela hora de almoço saem também outros petiscos como bolinhos de bacalhau, a petinga ou os rojões.

as melhores sandes do porto

7. O Forno do Leitão do Zé - Sandes de leitão

Mercado do Bom Sucesso
Seg-Dom 9.00h 23.45h
Tel: 914 433 731

O leitão é um bicho sério, e as sandes de leitão não o são menos. Esta especialidade vive tempos de abundância no Porto e apesar de uma fórmula tão simples, nem sempre é atingida a consistência que seria de esperar. E o Leitão do Forno do Zé destaca-se por conseguir manter a qualidade de um pão leve e algo estaladiço, o leitão suculento, e um molho equilibrado. Não há nada que enganar. Muito menos se acompanhado com o espumante. Existem vários espaços na cidade, no Mercado do Bom Sucesso e na Rua Alexandre Braga (ao lado do Mercado do Bolhão).

8. Conga & 9. O astro - Bifanas

(8) Rua do Bonjardim, 318
Ter-Qui e Dom 11-22.30h Sex 11.00h-24.00h
Sab 11.00h-01.00h/ Tel: 222 000 113
(9) Rua da Estação, 18
Seg-Qua 11.00-22:00h
Qui-Sab 11.00-23:00h /Tel: 225 360 066

Para o almoço, lanche, jantar ou ceia haverá sandes mais consensual do que a bifana? Este petisco recheado com finos escalopes de porco estufado em cerveja e tomate tende a ser devorado em segundos, e encontra a sua máxima expressão numa das tascas com mais renome do Porto, a Conga. Esta bifana é aparentemente pequena, mas tem recheio dos diabos. Para além de puxar pelos suores, anestesia os lábios e deixa um pingo na ponta do nariz. Outra opção é O astro, uma casa mesmo em frente à estação de Campanhã, que apresenta uma bifana mais composta e com um temperamento mais suave.

NOS Primavera Sound

6 replies on “Onde comer as melhores sandes do Porto

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.